- Identificar os alimentos que fazem parte da Cesta Básica do brasileiro;
- Analisar as informações contidas nos rótulos;
- Produzir uma lista de compras;
- Conhecer alguns itens dos Direitos do Consumidor;
CONTEÚDO:
- Gênero Textual - Leitura de Rótulos;
- Direitos do Consumidor (cidadania - Tema Transversal);
AÇÕES METODOLÓGICAS:
- PRIMEIRO MOMENTO: Perguntar aos alunos se eles têm o costume de fazer anotações dos produtos que desejam comprar no supermercado. Questionar por qual o motivo precisamos adotar o registro de uma Lista de Compras;
- SEGUNDO MOMENTO: Solicitar que os alunos analisem os produtos da imagem abaixo, e identifique-os, tanto pelo nome do produto como pela marca, diferenciando-os;
- TERCEIRO MOMENTO: Pedir que os alunos organizem uma Lista de Compras escrevendo como comentário desta matéria apenas os itens da gravura que os mesmos comprariam caso fossem fazer compras, organizando as informações em forma de lista;
- QUARTO MOMENTO: Explanação acerca dos dos cuidados na hora de fazer compras, questionando por exemplo:
- Para que servem todos os escritos e desenhos nos rótulos das embalagens?
- Por que precisamos ler o que está escrito?
- Para que serve o Código de Barras?
- Devemos observar a Data de Fabricação e a Validade dos produtos? Como podemos reclamar caso estejam com o prazo de validade vencido?
- Quando temos o direito de trocar produtos?
ARROZ
ResponderExcluirACUCAR
FEIJÃO
SAL
ÓLEO
NESCAL
CAFÉ
MACARRÃO
BOLACHA
VITAMILHO
DOCES
SARDINHA
QUEIJO
ARROZ
ResponderExcluirSAL
NESCAL
CAFÉ
MILHO
BOLACHA
BALA DOCE SARDINHA
ARROZ
ResponderExcluirÓLEO
AÇUÇAR
FEIJÃO
MACARRÃO
DOCE
SARDINHA
FEIJÃO
ResponderExcluirARROZ
MACARRÃO
SARDINHA
VITAMILHO
FARINHA
ÓLEO
ACUÇAR
ARROZ
ResponderExcluirSAL
MACARRÃO
BOLACHA
CAFÉ
BALA DOCE
DOCE
arroz
ResponderExcluirmacarrão
açucar
sardinha
bolacha
nescau
banana
confeito